Outras dez execuções, de indonésios, indianos e paquistaneses, entre outros, foram adiadas, mas deverão ser realizadas nos próximos dias.

As execuções "não se fazem para roubar vidas, mas para parar as más intenções e o diabólico ato do tráfico de droga. (...). As restantes execuções vão ser realizadas por etapas", disse o procurador-geral da Indonésia, Noor Rachmad.

O cumprimento da pena capital, através de um pelotão de fuzilamento, ocorre depois de no início de 2015 a Indonésia ter executado 14 pessoas, incluindo dois brasileiros, um holandês e dois australianos.

O Presidente indonésio, Joko Widodo, outrora visto como um reformista pró direitos humanos, mostrou-se inflexível e insistiu que não terá clemência para os culpados de tráfico de droga.

As Nações Unidas e a União Europeia, entre outros organismos internacionais, pediram ao Governo da Indonésia a suspensão das execuções, assim como considerar uma moratória e avançar com vista à abolição da pena de morte.

Já a Amnistia Internacional condenou, em comunicado, o "deplorável ato" e instou a "suspensão imediata" das execuções adiadas.

FV // FV.

Lusa/Fim