Os números dizem respeito ao período entre 14 e 20 de maio, com o SME a expulsar de Angola 1.278 estrangeiros por via administrativa e 10 por via judicial, um aumento de mais de 110 expulsões, face à semana anterior.

Além disso, indicam os números oficiais do SME, estão contabilizados atualmente, através dos Centros de Detenção de Estrangeiros Ilegais, 755 cidadãos detidos, por situação irregular no país, que "aguardam a formalização das respetivas expulsões".

São maioritariamente (385) da República Democrática do Congo, mas há também 103 cidadãos da Guiné-Conacri na mesma situação, de acordo com a mesma informação.

Ainda segundo o balanço mais recente do SME, no mesmo período, por infrações migratórias, foram sancionados com multas 129 cidadãos e 30 empresas.

Igualmente na última semana, aquela força registou o regresso forçado ao aeroporto internacional de Luanda de sete cidadãos, cuja entrada nos países de destino foi negada.

Quatro destes casos eram provenientes do aeroporto de Bruxelas (Bélgica) e não cumpriam os requisitos para entrada no espaço Schengen. Os restantes casos eram proveniente do Dubai (2) e de Casablanca (Marrocos).

PVJ// APN

Lusa/Fim