Além das celebrações do 04 de Julho, a empresa já fez grandes eventos como os Jogos Olímpicos de Atenas ou de Atlanta, a celebração do 100.º aniversário da Estátua da Liberdade, o início do primeiro mandato presidencial de Ronald Reagan ou o casamento dos atores Brad Pitt e Jennifer Anniston.

"Tudo começou como parte destes pequenos festivais e carnavais que os imigrantes portugueses na área de São Francisco faziam, com comida, música e entretenimento. O meu bisavô estava envolvido e queria torná-los mais entusiasmantes, por isso começou a usar fogo-de-artifício", explicou o vice-presidente da empresa, Gary Souza, ao portal da Internet NewYork.com.

Manuel de Sousa, de São Miguel, chegou à Califórnia no início do século XX e envolveu todos os familiares no negócio, que produziam o fogo-de-artifício em casa.

Em poucos anos, era conhecido como o "Papagaio", por causa do colorido do seu fogo.

Com a sua morte em 1940, o negócio foi interrompido, até que o seu neto, Bob Sousa, resolveu reiniciar os espetáculos pirotécnicos na década de 1960.

Nos anos 1970, a companhia expandiu-se aliando as modernas tecnologias aos segredos que o seu fundador levara de São Miguel um século antes.

"Na altura, não havia grandes empresas de fogo-de-artifício. Fomos os primeiros. Trabalhámos com a Disneyland, fizemos os Olímpicos. De repente, havia uma necessidade de grandes produções", explica Gary.

A empresa ajudou a mudar a indústria, forçando sempre o uso de nova tecnologia, que permitiu tornar os espetáculos mais impressionantes e mais seguros.

"O nosso pai insistiu sempre muito na segurança, porque o seu avó perdeu um braço e o pai também se magoou. Foi por isso que começámos cedo a fazer espetáculos eletrónicos usando computadores", explica Souza.

A Pyro Spectaculars by Souza engloba hoje cinco empresas no ramo da pirotecnia: Astro Pyrotechnics, Sousa Fireworks, PPA Spectaculars, Pyro Spec EFX, Stick Match, Spectacular Productions e Global Pyrotecnhic Network.

Apesar da dimensão que alcançou, continua a ser uma empresa familiar. O presidente é o irmão de Gary, James Souza, e a irmã, Nancy Souza, também faz parte da direção.

A empresa promete que o espetáculo de segunda-feira será o maior espetáculo desde o da entrada no novo milénio, no ano 2000.

Vai aproveitar a ocasião para lançar uma nova aplicação para telemóveis, chamada "Make Light", em que muda as cores do ecrã do utilizador para combinar com as cores dos fogos que explodem no céu naquele momento.

AYS // EL

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