Numa nota, a administração dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) diz tratar-se de uma medida de apoio aos passageiros que estão a ser afetados pela greve dos pilotos da transportadora portuguesa, que entrou hoje no quarto dia e que se prolonga até 10 deste mês. A tarifa é inferior em cerca de dois terços do normal.

Em declarações à agência Lusa, o delegado da TAP em Cabo Verde, João Inglês, adiantou que, até hoje, restam apenas 19 passageiros na Cidade da Praia e mais cinco na ilha da Boavista, que seguirão à noite para Lisboa em ambos os casos.

João Inglês lembrou que, também até hoje, apenas dois voos foram cancelados devido à greve (o de sábado a partir da Cidade da Praia e o do mesmo dia a partir da Boavista, este último acabaria por realizar-se domingo) e que outros três foram suspensos na sequência da programação feita em Lisboa.

Para já, sublinhou, está também suspenso o voo de terça-feira entre a ilha de São Vicente e Lisboa, por razões de programação.

No entanto, acrescentou, todos os passageiros foram "protegidos a tempo" e os que restam na capital cabo-verdiana e na Boavista apenas ficaram retidos devido a "overbooking".

Segundo o comunicado dos TACV, a tarifa especial, que entrou domingo em vigor e que vai manter-se até ao fim da paralisação, destina-se somente aos portadores de bilhetes da TAP.

Para usufruir deste benefício, o passageiro deve apresentar o bilhete emitido pela TAP quando se dirigir aos balcões da TACV, que esclarece que a campanha é independente de qualquer compromisso e/ou acordo que o passageiro tenha com a transportadora lusa.

A TACV justifica a medida com a necessidade de garantir acessibilidade entre Cabo Verde e Portugal.

"Gostaríamos de fazer a nossa parte e participar na assistência aos passageiros afetados pela greve da TAP. Entendemos as dificuldades dos nossos colegas e reconhecemos a complementaridade das nossas ações na ligação entre Cabo Verde e Portugal", lê-se na nota.

A TAP opera 16 vezes por semana para Cabo Verde, com voos a partir de Lisboa para quatro destinos - Cidade da Praia, Sal, São Vicente e Boavista.

A 30 de maio, um dia antes do início da greve dos pilotos, João Inglês indicou à Lusa que estavam em causa 2.200 passageiros dos 25 voos previstos entre 01 e 10 deste mês para as operações em Cabo Verde, país que não foi contemplado com serviços mínimos.

JSD // JPS

Lusa/Fim