Em comunicado de imprensa, a empresa anuncia que o Embraer Training Center abrirá no primeiro semestre de 2018 e será o primeiro do tipo em África a fornecer uma variedade de formação em apenas um local, para pilotos qualificados, técnicos de manutenção e tripulações.

O centro será equipado com um simulador voo completo para os aviões E-Jets, quatro simuladores de sistema de gestão de voo, e formação para portas, inclusive sobre as asas.

Oferecerá ainda formação teórica para pilotos, cursos de engenharia e também familiarização com os E-Jets para equipas de comissários de bordo.

Quando estiver integralmente operacional, o centro será capaz de formar anualmente cerca de dois mil profissionais do setor aeroespacial.

"O nosso investimento neste centro de formação ressalta a importância do continente africano para a Embraer e nosso compromisso de executar o potencial para incrementar a conectividade no continente", disse Johann Bordais, presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

Segundo a Embraer, sete dos dez mercados de passageiros que mais crescerão nos próximos 20 anos estarão no continente africano.

As tripulações e os técnicos de engenharia de clientes da Embraer como a Airlink, que apoiará o centro e será o "cliente-lançador", serão formados na nova instalação.

"A formação de novos profissionais de aviação para enfrentar a escassez crítica de habilidades percebidas no ambiente de aviação da região será um catalisador chave na expansão do enorme potencial do setor aeroespacial em desenvolvimento no continente", sublinhou a companhia no comunicado.

O Embraer Training Center em Joanesburgo será igual às instalações que a empresa possui em São José dos Campos (Brasil), em Nashville (Estados Unidos) e na OGMA, em Alverca (Portugal).

A Embraer atua também em parceria com outras empresas de formação noutros países.

"As aeronaves da Embraer estão em operação na África desde 1978, quando o primeiro turbo-hélice Bandeirante chegou no continente. Atualmente, há mais de 150 aeronaves da companhia em operação com 43 companhias aéreas em 22 países africanos, desempenhando um papel vital em termos de conectividade", referiu o comunicado.

No Parque de Indústria Aeronáutica de Évora (Portugal) funcionam duas fábricas da Embraer, além de outras do setor.

CSR // EL

Lusa/fim