07 de Agosto de 2012, 18:16

Bloomberg

Dono da Inditex torna-se no terceiro homem mais rico do mundo

Amancio Ortega, galego dono de várias marcas de vestuário Amancio Ortega, galego dono de várias marcas de vestuário Imagem: AFP/MIGUEL RIOPA

O espanhol Amancio Ortega tornou-se, em junho, no terceiro homem mais rico do mundo, destronando Warren Buffett daquela posição, indica a agência económica norte-americana Bloomberg.

Com 76 anos, o galego da Corunha aumentou a sua fortuna em 32 por cento só este ano, apesar da crise espanhola e europeia. 

A Bloomberg destaca a subida imparável de Ortega, especialmente pelo seu sucesso na China e nos mercados emergentes. Atualmente, o espanhol detém mais de 3 mil lojas em todo o mundo.

Nos primeiros quatro meses do ano, a Inditex obteve lucros de 432 milhões de euros, mais 30 por cento do que em igual período do ano passado.

Ainda assim, Ortega está longe de atingir os primeiros dois lugares da lista, reservados a Carlos Slim (60.500 milhões de euros), magnata mexicano das telecomunicações, e Bill Gates, co-fundador da Microsoft (51.100 milhões de euros).

O fundador da Inditex, empresa proprietária da Zara, Pull & Bear, Bershka, Oysho, Massimo Dutti, Stradivarius e Uterqüe, ultrapassou também o sueco Ingvar Kamprad, dono do Ikea, a maior cadeia de mobiliário e decoração do mundo, em sexto lugar no índice da Bloomberg.

SAPO

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade