Dois homens tinham sido dados como desaparecidos desde a explosão a que se seguiu um violento incêndio e que provocou o desabamento parcial ou total de quatro edifícios contíguos.

Um primeiro cadáver foi descoberto ao início da tarde no prédio 121 da Second Avenue, onde se deu a explosão. Foi enviado para o gabinete de medicina legal para identificação, precisou um porta-voz da polícia citado pela agência de notícias francesa, AFP.

A polícia anunciou a descoberta do segundo cadáver ao fim da tarde, sem fornecer mais pormenores.

Os dois desaparecidos encontravam-se, aparentemente, num restaurante de sushi situado no rés-do-chão do número 121 da Second Avenue: Nicholas Figueroa, de 23 anos, cuja fotografia com a indicação de procurado foi hoje afixada em várias vitrinas na zona, e um empregado do restaurante, Moises Lucon, de 26 anos.

A explosão e o incêndio fizeram na quinta-feira 25 feridos, quatro dos quais graves, entre os quais seis bombeiros.

Os edifícios danificados foram em seguida demolidos e a remoção dos escombros decorreu durante todo o fim de semana, tendo aquela zona sido encerrada à circulação.

Na sexta-feira, o presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, declarou que a explosão se deveu muito provavelmente a obras na canalização de gás do prédio número 121.

Há apenas um ano, oito pessoas morreram em Nova Iorque numa explosão de gás que destruiu dois prédios de habitação no East Harlem, a norte de Manhattan, a 12 de março de 2014.

East Village é um bairro muito animado de Nova Iorque, com muitas lojas, bares e restaurantes, frequentado por estudantes e nova-iorquinos de classe média-alta.

ANC // SMA

Lusa/fim