Os donativos foram reunidos por deputados da Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que estiveram em Moçambique em março de 2014 e que, além de encontros institucionais, visitaram também algumas das instituições agora beneficiadas com este gesto e com as quais a Cooperação Portuguesa já desenvolveu projetos.

"Eles ficaram bastante impressionados e lançaram uma campanha de recolha de bens que tinham sido solicitados por essas instituições", disse hoje o embaixador de Portugal em Maputo, José Augusto Duarte, que formalizou a entrega dos bens em nome dos parlamentares.

A principal sala do Centro Cultural de Maputo estava hoje preenchida com dezenas de caixas de cartão, contendo pares de sapatos, vestuário, mas também peluches e livros cujos títulos - "O Livro da Vida", "O Mundo em que Vivemos", "Guia do Mundo" - pareciam simbolizar o contexto desta iniciativa de solidariedade.

"Tudo é útil e faz diferença", assegura o missionário Rogério Alarcón, dos Missionários da Consolata, que recebeu parte dos donativos em nome do Centro de Promoção Humana de Guiúa.

"As pessoas daquela comunidade sentem que há mãos amigas, que pensam nelas e entregam a sua solidariedade", acrescentou o representante do projeto social de Guiúa dirigido a populações vulneráveis na província de Inhambane.

A Casa do Gaiato, o Centro de Dia Mães de Mavalane, o Projeto Esperança e o Centro Social Flori foram as outras quatro instituições beneficiadas com os bens recolhidos pelos deputados portugueses.

"Além das relações económicas e dos interesses comuns e partilhados, além das relações institucionais entre os Estados e governos dos dois países, há um lado de afetividade que é imaterial", declarou o embaixador de Portugal, no ato de entrega dos donativos, que constituem "uma prova da solidariedade" entre portugueses e moçambicanos.

HB // VM

Lusa/Fim