A situação política na Guiné-Bissau, suspensa da CPLP na sequência do golpe de Estado do ano passado, será um dos pontos de agenda da XIII Reunião do Conselho de Ministros da organização, que se realiza hoje em Maputo.

No seu discurso de abertura da reunião, o presidente do Conselho de Ministros da CPLP, Oldemiro Baloi, referiu-se à situação na Guiné-Bissau, congratulando-se com os "progressos positivos" que o país tem vindo a registar, para o regresso à normalidade democrática.

"A convergência de esforços da comunidade internacional e dos atores políticos guineenses, que culminou recentemente com os progressos registados, que se consubstanciaram na formação e tomada de posse de um governo inclusivo, membros da Comissão Nacional de Eleições e marcação de eleições são encorajadores", frisou Oldemiro Baloi, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

O presidente do Conselho de Ministros da CPLP exortou a classe política da Guiné-Bissau para manter a via do diálogo, como forma de levar o país a normalidade política, social e institucional.

PMA // APN

Lusa/Fim