Sete mandados de busca foram executados em Melbourne por uma unidade de combate ao terrorismo, dois meses após o primeiro-ministro, Tony Abbott, ter advertido que a ameaça dos extremistas em território nacional estava a piorar.

A polícia disse que dois jovens de 18 anos foram detidos por delitos relacionados com o terrorismo.

"Alegadamente os dois indivíduos estavam a realizar preparativos para um ato terrorista em Melbourne, que incluiu ataques contra agentes da polícia", afirmou em comunicado a polícia do Estado de Vitória.

Segundo as autoridades, parte do plano tinha como alvo as comemorações do Dia da ANZAC (Austrália-Nova Zelândia Army Corpus), assinalado no sábado, dia 25.

No dia 25 de abril de 1915, tropas inglesas, neozelandesas, australianas e francesas desembarcaram na península de Gallipoli, no estreito dos Dardanelos, Turquia, numa tentativa de combater os turcos no coração do Império Otomano aliado da Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Mas de 60.000 soldados australianos e neozelandeses participaram no desembarque na península de Gallipoli e 11.500 morreram.

As cerimónias que assinalam a batalha de Gallipoli atraem todos os anos centenas de visitantes da Austrália e da Nova Zelândia, países onde o dia 25 de abril é feriado nacional.

Os restantes três detidos hoje em Melbourne têm também 18 e 19 anos.

A 20 de janeiro, as autoridades da Austrália elevaram para "alto" o nível de alerta por possível ataque terrorista contra a polícia, quatro meses depois de o fazer para todo o país, após atentados em Sydney, França e Canadá.

FV (ISG) // FV.

Lusa/Fim