Este novo encontro entre os dois ministros "faz parte das negociações em curso" entre o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) e o Irão, referiu o porta-voz da diplomacia norte-americana, Jeffrey Rathke.

A reunião acontece um mês antes do prazo para alcançar um acordo definitivo: a data de 30 de junho foi marcada para firmar um acordo completo sobre o programa nuclear iraniano.

"Não queremos prolongar as discussões", acrescentou Rathke após declarações de diplomatas europeus em Washington que davam a entender que as conversações poderiam continuar até ao início de julho, até à conclusão de um texto.

A questão das inspeções internacionais das instalações nucleares iranianas, que visa confirmar o caráter pacífico do programa nuclear de Teerão, é um dos pontos mais delicados das negociações.

O Irão e as grandes potências estão há mais de 20 meses envolvidos em intensas negociações sobre este programa nuclear, com dois acordos preliminares concluídos em novembro de 2013 e em abril deste ano.

Um texto final garantirá o caráter unicamente pacífico do programa nuclear da República Islâmica, suspeita de esconder um arsenal militar, e levantar, em contrapartida, as sanções internacionais que estão a asfixiar a economia do país.

Desde o início das negociações, essencialmente lideradas pelos Estados Unidos e pelo Irão, a França adotou uma posição mais dura que os seus parceiros, temendo que Washington fizesse demasiadas concessões para obter um acordo histórico.

O dossier do nuclear iraniano ensombra as relações internacionais desde 2003.

Um acordo com o Irão é um dos objetivos prioritários do Presidente norte-americano, Barack Obama.

ANC // EL

Lusa/fim