Rosângela Gomes Gonçalves fora detida a 21 de julho de 2013 por agentes da brigada antidroga da polícia nigeriana no aeroporto de Murtala, em Ikeja, no Estado de Lagos, ao acompanhar o seu suposto parceiro do crime, Olua Uguru Mohammed, oriundo da Nigéria.

Indiciada pelo crime de tráfico de droga a 12 de novembro de 2013, Rosângela Gonçalves declarou-se inocente, mas o Ministério Público acabou por apresentar novas provas que levaram o juiz do Supremo Tribunal Federal de Lagos, Saliu Saidu, a condenar a cidadã cabo-verdiana a mais seis meses de prisão.

A pena junta-se aos 19 meses de prisão já cumprida.

A 20 deste mês, um outro cidadão cabo-verdiano, Admilson Semedo, 22 anos, foi detido no aeroporto de Lomé (Togo) com quase um quilograma de cocaína no estômago, dissimulada em, 60 cápsulas, acabando em prisão preventiva.

O jovem foi detido pela Célula Aeroportuária Anti-Tráfico (CAAT), no aeroporto de Lomé, após ter desembarcado de um voo da Etiópia Airlines proveniente de São Paulo (Brasil).

Desde o início do ano, e em Cabo Verde, a polícia local já procedeu a várias detenções de vários "correios" de droga, a última delas no aeroporto da Cidade da Praia, quando foram apreendidos 20 quilogramas de canábis, embora o suspeito tenha conseguido escapar.

Em janeiro, a polícia cabo-verdiana apreendeu em São Filipe, ilha do Fogo, quase três quilogramas da mesma droga, mas detendo um indivíduo já referenciado como possível "correio de droga".

A detenção e apreensão ocorreram quando o indivíduo desembarcava no Porto de Vale de Cavaleiros, em São Filipe, numa operação de rotina da Brigada de Investigação Criminal (BIC) à viatura do infrator.

JSD // APN

Lusa/Fim