Cabo Verde foi eleito para um mandato de quatro anos como membro do Conselho Executivo da OMT, seis meses após o anúncio oficial da sua candidatura.

A eleição do país africano aconteceu durante a Assembleia-Geral da OMT, que foi presidida pelo ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, que antes tinha sido também eleito vice-presidente.

Numa reação divulgada pelo gabinete de comunicação, o ministro salientou que Cabo Verde "está de parabéns por merecer a confiança dos membros da OMT", que elegeram o país tanto para membro do Conselho Executivo como para a vice-presidência da mesa da assembleia geral.

José Gonçalves realçou que a eleição foi também fruto do trabalho efetuado pelo país nos últimos meses, "com intensas negociações diplomáticas junto dos membros da OMT".

"A assunção de um assento no Conselho Executivo da OMT confere a Cabo Verde uma posição privilegiada na cena internacional e reforça o seu poder negocial na definição de políticas dentro desta organização, podendo inclusive influenciar posições que sejam benéficas para Cabo Verde e para o continente africano", lê-se na reação divulgada pelo gabinete de comunicação.

Na qualidade de membro do Conselho Executivo, Cabo Verde vai poder integrar um dos cinco Comités subsidiários desse órgão da OMT, para além de também poder vir a assumir um lugar de destaque na Comissão Regional Africana.

O novo Conselho Executivo da OMT reúne-se no sábado, ainda em Chengdu, onde Cabo Verde está a ser representando por uma delegação liderada pelo ministro da Economia e Emprego e os embaixadores Fernando Wahnon, Tânia Romualdo e Joaquim Lopes Maia Júnior.

Para além dos 26 membros do Conselho Executivo, a Assembleia Geral da OMT elegeu o georgiano Zurab Pololikashvili como o novo Secretário-geral, por um período de três anos.

Com sede em Madrid, a OMT é uma agência das Nações Unidas e conta com 156 países membros.

A Assembleia-Geral realiza-se de dois em dois anos.

O encontro deste ano, que conta com a participação da secretária de Estado portuguesa do Turismo, Ana Mendes Godinho, teve a inscrição de mais de 1.300 representantes de delegações de mais de 130 de países e regiões.

RYPE // ANP

Lusa/Fim