Segundo uma nota do Governo de Cabo Verde, a reunião servirá para delinear os novos projetos a inscrever no Programa Estratégico de Cooperação a desenvolver no quadriénio 2016/2020 entre os dois países.

Também servirá para preparar a IV Cimeira Cabo Verde-Portugal, prevista para dezembro, mas que, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, foi adiada para janeiro por motivos relacionados com a agenda de reuniões do primeiro-ministro António Costa na União Europeia.

Esta será a quarta cimeira a realizar entre os dois país, depois da primeira em junho de 2010, em Lisboa, a segunda no Mindelo (ilha de São Vicente) em dezembro de 2012 e a terceira novamente na capital portuguesa em dezembro de 2014.

A Comissão Permanente Luso-Cabo-verdiana foi instituída pelo Tratado de Amizade e Cooperação entre Cabo Verde e Portugal, celebrado em 2010, que tem a incumbência de analisar a implementação dos projetos de cooperação entre os dois países.

A reunião será copresidida pelo diretor nacional dos assuntos políticos e de cooperação de Cabo Verde, Ney Cardoso, e pelo diretor da política externa de Portugal, Duarte Lopes, e contará com a presença de representantes de vários ministérios e instituições responsáveis pelas diferentes áreas de cooperação entre os dois países.

RYPE // PJA

Lusa/Fim