"Se os relatos de práticas de espionagem generalizada por parte da inteligência alemã estavam corretos, a Alemanha dará explicações", disse o ministro das Telecomunicações, Alexander De Croo, citado pela agência de notícias Belga.

O Ministro da Justiça, Koen Geens, por sua vez, referiu que o Serviço de Segurança do Estado Belga tinha começado uma investigação e esta deve determinar, "em caso afirmativo, em que medida a Bélgica tem sido objeto de supostas atividades de espionagem" por parte do alemães, por forma a que sejam tomadas medidas adequadas com base nos resultados do inquérito.

De acordo com as revelações na imprensa, o serviço de inteligência alemã, o BND, espiou empresas e supervisionou séniores políticos europeus em nome da NSA (Agência de Segurança Nacional) norte-americana.

Esta polémica eclodiu há várias semanas e o Governo de aliança de Angela Merkel, que, embora reconhecendo as lacunas na BDN (Serviço de Inteligência Alemã), garantiu estar pronto para falar perante a comissão parlamentar de inquérito para esclarecer práticas de espionagem.

CZS/ARA // ARA

Lusa/Fim