"O BNDES poderá financiar até 40% do valor dos itens financiáveis do projeto em TJLP [Taxa de Juros de Longo Prazo, atualmente em 7,5% ao ano], pelo prazo de até 15 anos", lê-se na nota da instituição financeira.

O banco adiantou que "os recursos em TJLP serão destinados exclusivamente aos investimentos obrigatórios para melhoria da infraestrutura aeroportuária".

"O Sistema BNDES poderá complementar o seu apoio financeiro subscrevendo até 50% do valor das debêntures [títulos mobiliários] que forem emitidas pelo beneficiário destinadas à execução do projeto", informou ainda o banco, avisando que "cada projeto deverá contar com pelo menos 20% de aporte de recursos próprios".

O BNDES ressaltou que as condições de financiamento são válidas para os vencedores dos leilões, mas que isso "não implica, necessariamente, direito à obtenção do financiamento", estando os projetos a apresentar ao BNDES sujeitos a avaliação.

Os leilões da Agência Nacional de Aviação Civil para as concessões dos quatro aeroportos estão previstos para 16 de março de 2017.

ANYN// APN

Lusa/Fim