Segundo noticia a imprensa cabo-verdiana, Evanildo, ex-fuzileiro desertor das Forças Armadas (FA) cabo-verdianas, condenado a 24 anos de cadeia pelo crime de violação, homicídio e ocultação do cadáver de uma jovem no município de São Domingos, ilha de Santiago, terá atacado um guarda prisional, tirou-lhe a arma e fugiu ainda com 30 munições.

Evanildo, considerado um bandido perigoso, terá fugido na posse de uma AKM e ainda está a monte, representando um perigo para a sociedade e, principalmente, para os familiares da jovem Carla, que violou e assassinou em 2010.

Durante o debate que decorre no Parlamento cabo-verdiano, o líder parlamentar do MpD, Fernando Elísio Freire, e o deputado e ex-primeiro-ministro Carlos Veiga classificaram de grave a evasão do preso, exigindo responsabilidades ao Governo e esclarecimentos ao país, para que os cabo-verdianos possam ter "serenidade e tranquilidade".

"A continuação do Governo em desviar-se da situação não cria o clima necessário para a tranquilidade e apelamos ao Executivo no sentido de explicar o que aconteceu e transmitir tranquilidade à sociedade cabo-verdiana", afirmou Elísio Freire.

Em resposta às perguntas dos deputados do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), o ministro da Defesa Nacional, Rui Semedo, assumiu que a fuga de um preso do maior estabelecimento prisional do país é grave e "mais grave ainda" pelo facto de estar armado.

Mas garantiu que o "Governo cumprirá e assumirá as suas responsabilidades, através dos meios à sua disposição e das instâncias e instituições próprias para conseguir encontrar o preso e conduzi-lo de novo à prisão".

"E esse esforço está sendo feito", garantiu Rui Semedo, sem avançar mais pormenores sobre o caso.

RYPE // APN

Lusa/Fim