O anúncio foi feito hoje pela Daimler, que indicou que os três fabricantes vão ter participações idênticas, clarificando, portanto, que nenhum terá uma participação maioritária.

A transação, que carece de ser aprovada pelas autoridades competentes, deve ser fechada previsivelmente no primeiro trimestre de 2016.

"Com a aquisição, assegura-se a disponibilidade a longo prazo dos produtos e serviços da Here como uma plataforma aberta, independente e geradora de valor para os mapas e outros serviços de mobilidade na Internet", indicou a Daimler, no comunicado conjunto das três empresas automóveis alemãs.

A Here estabelece a base para a nova geração de mapas e serviços de mobilidade.

Além disso, para a indústria automobilística cria a base para um novo sistema de assistência que permita alcançar a condução completamente automatizada.

Mapas digitais muito detalhados vão ser conectados com dados do veículo em tempo real para aumentar a segurança do tráfego e possibilitar serviços e produtos inovadores.

Cada uma das empresas poderá oferecer aos seus clientes serviços específicos da sua marca e diferenciados que terão como base dados iniciais similares.

"O nosso ambiente muda constantemente, por isso, devem atualizar-se continuamente os mapas digitais e de informação para oferecer a maior utilidade", disse o presidente da Audi, Rupert Stadler.

DM // VM

Lusa/Fim