Foi-lhe permitido aguardar a leitura da sentença em liberdade mediante o pagamento de uma fiança de um milhão de dólares, mas está proibido de sair do condado onde reside.

O seu advogado já declarou que vai recorrer da decisão judicial.

A leitura da sentença terá de realizar-se num prazo de entre 60 e 90 dias, mas não foi ainda definida a data.

No estado norte-americano da Pensilvânia, qualquer pessoa condenada por um crime sexual violento tem de submeter-se a uma avaliação para determinar se é ou não um "predador sexualmente violento".

Uma comissão estadual terá 90 dias para fazer uma recomendação ao juiz, a quem caberá pronunciar-se sobre a questão.

Um predador sexualmente violento é alguém condenado por um crime sexual violento que tem uma "anomalia mental ou um distúrbio de personalidade" que tornam provável que volte a cometer crimes sexualmente violentos.

Os predadores sexualmente violentos têm de fazer pelo menos uma vez por mês, durante toda a vida, psicoterapia especializada e os seus nomes são registados numa lista de criminosos sexuais da polícia estadual.

Embora Bill Cosby, de 80 anos, possa ser condenado a até dez anos de prisão por cada um dos três crimes de que foi considerado culpado, é provável que a sua sentença seja inferior, em função das penas habitualmente atribuídas na Pensilvânia.

Mas dada a sua idade, mesmo uma pena reduzida poderá significar que morra atrás das grades.

Por vezes, os arguidos condenados são autorizados a aguardar em liberdade, mediante pagamento de fiança, até se esgotarem todas as possibilidades de recurso.

O Departamento de Estabelecimentos Prisionais estadual já fez saber que a idade de Cosby e quaisquer problemas de saúde que este tenha não terão qualquer peso na decisão da prisão para onde irá, porque qualquer delas tem condições para acolhê-lo.

Segundo a porta-voz Susan McNaugton, o estado avaliará Cosby como qualquer outro condenado para determinar onde este cumprirá a sua pena.

ANC // ARA

Lusa/Fim