Estes atos de violência surgiram quando os luo queimaram barracas de comerciantes kikuyu, o que resultou numa batalha campal entre os dois grupos.

Um homem foi severamente espancado com um pau e o seu corpo ficou caído no chão, de acordo com o fotojornalista, que acrescentou que o pessoal da Cruz Vermelha presente nas proximidades não conseguiu aceder imediatamente ao corpo porque os dois grupos continuavam a confrontar-se.

Esta situação surge depois da visita de Odinga a Mathare para ver a família de uma rapariga de 09 anos que foi morta a tiro no sábado de manhã neste bairro, quando se encontrava na varanda do quarto andar de um imóvel.

Anteriormente, Odinga deslocou-se ao bairro de Kibera, onde disse, diante de milhares de apoiantes entusiastas, que "não aceita os resultados das eleições presidenciais", que diz terem sido "roubados" por Kenyatta, o chefe de Estado cessante.

"Ainda não perdemos. Não vos abandonaremos", afirmou pedindo aos seus apoiantes para que não vão trabalhar na segunda-feira devido à presença massiva de forças de segurança.

Kenyatta foi reeleito na sexta-feira à noite para um segundo mandato de cinco anos como Presidente do Quénia, com 54,27% votos contra os 44,74% recolhidos por Odinga, segundo os resultados oficiais, que a oposição contesta e qualifica como uma "farsa" eleitoral.

ND // EL

Lusa/fim