Guterres, que viajará hoje para Washington, manteve um breve primeiro contacto com Trump no passado mês de abril, e ambos se comprometeram então a organizar um encontro mais formal.

Embora a ONU não tenha querido revelar a agenda da reunião, além de que serão abordados "assuntos de interesse comum", Dujarric mostrou-se convicto de que serão debatidos temas como a reforma das Nações Unidas.

Em setembro, durante as reuniões de dirigentes internacionais na Assembleia-Geral da ONU, Trump e Guterres lideraram uma reunião centrada nesse assunto, uma prioridade para a Casa Branca.

Na altura, Trump elogiou as iniciativas postas em marcha pelo responsável português na ONU para melhorar o funcionamento da organização.

Em ocasiões anteriores, o Presidente norte-americano fora muito crítico em relação à ONU, chegando a referir-se-lhe como um "clube de gente que se junta para passar um bom bocado".

A administração Trump quer igualmente reduzir as suas contribuições económicas para a organização, da qual é o maior financiador.

Por seu turno, Guterres tentou manter uma relação cordial com a Casa Branca desde que assumiu o cargo de secretário-geral, em janeiro deste ano, embora também tenha emitido algumas críticas quanto a algumas políticas de Trump como, por exemplo, os vetos migratórios que este impulsionou.

Nos últimos dias, o dirigente das Nações Unidas deixou claro o seu apoio à continuidade do acordo nuclear com o Irão, de que Washington ameaça retirar-se.

Guterres lamentou ainda "profundamente" a recente decisão dos Estados Unidos de abandonar a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) alegando a necessidade de uma reforma e a sua suposta "tendência anti-Israel".

Antes de se avistar com Trump na sexta-feira, Guterres participará hoje, em Washington, num jantar organizado pela Fundação Koweit-Estados Unidos.

ANC // EL

Lusa/fim