O grupo apresentou queixa à Associação Bancária Italiana (ABI) e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em Portugal.

No Brasil, foi encaminhada uma consulta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia em que a Oi anunciou o seu pedido de recuperação judicial.

Estes acionistas alegam que a Oi não estava a ser transparente na negociação com credores menores antes de pedir a recuperação judicial. E também querem que as autoridades analisem a venda dos ativos da Portugal Telecom ao grupo francês Altice no final de 2014.

Segundo o artigo publicado na Valor, o grupo é composto por mais de 500 famílias de Portugal, Alemanha e Suíça, entre outros países, que investiram as suas economias em títulos da Oi e da Portugal Telecom International Finance.

Além dos pedidos de esclarecimento citados, os acionistas europeus também pedem a realização de uma oferta adaptada aos investidores que não são profissionais ou instituições financeiras no plano de recuperação judicial da operadora.

A Oi apresentou um pedido de recuperação judicial no passado 20 de junho, por não ter conseguido negociar a sua dívida de 65,4 mil milhões de reais (cerca de 18 mil milhões de euros). A Justiça do Rio de Janeiro aprovou o pedido da Oi a 29 de junho.

CYR// ATR

Lusa/Fim