Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

04 de Julho de 2014, 17:00

Lionel Messi entre os mais poderosos dentro e fora do relvado

Messi, estrela maior da seleção argentina, foi protagonista de 109 notícias na última semana. A sua principal ligação é com o eterno rival Cristiano Ronaldo - contra quem não jogou neste Mundial 2014. Ocorrem juntos em 34 notícias.

Lionel MessiLionel MessiFotografia: EPA

A rede de Messi mostra três grupos principais bem distintos. Por um lado, os seus companheiros de equipa (incluindo DiMaria, com quem ocorre em 8 notícias) e adversários directos no Suiça-Argentina (que a equipa sul-americana ganhou). Por outro, um núcleo luxuoso de grandes jogadores que têm marcado a prova, como Robben ou Slimani (veja aqui os melhores marcadores do Mundial).

E, finalmente, um grupo eclético que apanha personalidades como Beyoncé, Ellen Degeneres ou Oprah Winfrey. A explicação é simples: todos, incluindo Messi, fazem parte da lista de pessoas mais poderosas do planeta publicada pela revista Forbes.

 

Top da semana evaiação face ao período anterior

Sobre "O Mundo Visto Daqui - Interativo"

"O Mundo Visto Daqui - Interativo" é uma ferramenta interativa que permite visualizar e explorar as ligações entre personalidades mencionadas nas notícias num intervalo de tempo definido pelo utilizador. No centro da rede aparece uma personalidade em destaque e à sua volta outras personalidades referidas nas mesmas notícias. Quanto mais vezes uma determinada pessoa for protagonista de notícias, maior é o tamanho do círculo que a representa nesta rede. Quanto mais notícias referirem simultaneamente duas personalidades, mais forte é a sua ligação e mais espessa a respetiva linha que as une na rede.

Créditos

O Mundo Visto Daqui - Interativo é um projeto que resulta da colaboração de equipas de investigação e desenvolvimento da Universidade do Porto (FEUP e LIACC), SAPO Labs UP e do SAPO Notícias, no âmbito do projeto de investigação REACTION (UTA-Est/MAI/0006/2009) em jornalismo computacional. O projeto é financiado pelo Labs Sapo e pela FCT, através do programa UTAustin-Portugal. O Mundo Visto Daqui Interativo foi desenvolvido por Jorge Teixeira(SAPO UP, Extração de Informação de Notícias), Nuno Baldaia (Bolseiro REACTION/FEUP, Visualização Interativa) e Bruno Tavares (Bolseiro SAPO Labs Picoas, Layout Web). A coordenação do projeto esteve a cargo de Eduarda Mendes Rodrigues (FEUP) e deBenjamin Júnior (SAPO Labs).

SAPO Labs

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

Powered byLabs SAPO

Experimente 'O Mundo Visto Daqui'