Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

16 de Maio de 2014, 11:53

Europeias 2014: uma rede de família dos candidatos portugueses

Escolhemos Francisco de Assis como centro desta rede por ser, de todos, o mais mediatizado: apareceu em 205 notícias nos últimos sete dias. A sua ligação mais forte é com o seu principal opositor - o candidato do PSD, Paulo Rangel (ocorrem juntos em 92 notícias).

Matias, Ferreira, Assis e RangelMatias, Ferreira, Assis e RangelFotografia: MIGUEL A. LOPES

Para além destes, todos os grandes partidos portugueses têm o seu cabeça de lista representado nesta rede de ligações - Nuno Melo pelo PP, Marisa Matias pelo BE, João Ferreira pelo PCP. Mas surgem também vários nomes de partidos sem representação no parlamento português, como Marinho Pinto (candidato pelo MPT), Carmelinda Pereira (POUS), José Manuel Coelho (PTP) e Rui Tavares, do recém-criado Partido Livre, que vai ter aqui a sua estreia eleitoral.

De fora desta rede gerada a partir das notícias ficam ainda assim alguns cabeças de lista - casos de Leopoldo Mesquita (PCTP-MRPP), Acácio Valente (PPV) e Nuno Correia da Silva (PPM).

 

Top da semana e variação face aos períodos anteriores

Sobre "O Mundo Visto Daqui - Interativo"

"O Mundo Visto Daqui - Interativo" é uma ferramenta interativa que permite visualizar e explorar as ligações entre personalidades mencionadas nas notícias num intervalo de tempo definido pelo utilizador. No centro da rede aparece uma personalidade em destaque e à sua volta outras personalidades referidas nas mesmas notícias. Quanto mais vezes uma determinada pessoa for protagonista de notícias, maior é o tamanho do círculo que a representa nesta rede. Quanto mais notícias referirem simultaneamente duas personalidades, mais forte é a sua ligação e mais espessa a respetiva linha que as une na rede.

Créditos

O Mundo Visto Daqui - Interativo é um projeto que resulta da colaboração de equipas de investigação e desenvolvimento da Universidade do Porto (FEUP e LIACC), SAPO Labs UP e do SAPO Notícias, no âmbito do projeto de investigação REACTION (UTA-Est/MAI/0006/2009) em jornalismo computacional. O projeto é financiado pelo Labs Sapo e pela FCT, através do programa UTAustin-Portugal. O Mundo Visto Daqui Interativo foi desenvolvido por Jorge Teixeira(SAPO UP, Extração de Informação de Notícias), Nuno Baldaia (Bolseiro REACTION/FEUP, Visualização Interativa) e Bruno Tavares (Bolseiro SAPO Labs Picoas, Layout Web). A coordenação do projeto esteve a cargo de Eduarda Mendes Rodrigues (FEUP) e deBenjamin Júnior (SAPO Labs).


SAPO Labs

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

Powered byLabs SAPO

Experimente 'O Mundo Visto Daqui'