Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

19 de Fevereiro de 2009, 20:08

Um Carnaval que começou com Batalhas de Flores

Carnaval de EstarrejaApesar de a morte de alguns dos promotores do Carnaval ter acabado com as Batalhas de Flores a semente do Carnaval estava lançada em Estarreja e, nos anos 60, começaram a aparecer grupos espontâneos que animavam a Praça Francisco Barbosa na altura do Carnaval.

No ano de 1973 assistiu-se a uma mudança neste Carnaval. Através dos esforços levados a cabo por uma comissão organizadora conseguiu pôr-se na rua um desfile que já contava com carros alegóricos. No entanto, a instabilidade política que se viveu nos anos seguintes ao 25 de Abril de 1974 levou a que o Carnaval de Estarreja acabasse no esquecimento durante um par de anos.

Em 1978, com a ajuda da Câmara Municipal tornou-se possível vedar a Praça Francisco Barbosa para que o desfile se realizasse num circuito fechado, pela primeira vez. Carnaval de Estarreja

O apoio da autarquia e a cobrança de entradas contribuiu para o aumento de qualidade do corso e das fantasias que os grupos apresentavam, para gáudio da assistência.

A partir de 1985, quando começou o Carnaval Infantil, muitas mudanças aconteceram neste Carnaval. No ano seguinte surgiu a primeira escola de samba, Os Carecas, e com esta estreia o samba passou a ser a tendência.

Este ano os Reis do Carnaval são o apresentador José Carlos Malato e o actor José Carlos Pereira mas muitas caras conhecidas já passaram por este cargo ao longo dos tempos. O vencedor da primeira edição do concurso Big Brother, Zé Maria, o mítico futebolista Eusébio, o Palhaço Batatinha, o actor e apresentador de televisão Fernando Mendes ou o Avô Cantigas são algumas delas.

Para além do Desfile Nocturno, com a presença do cantor Emanuel, que acontece no dia 20 de Fevereiro, a atenção vai toda para os desfiles no dia 22 e 24 de Fevereiro, com início às 15 horas. E se no ano de 1978 a entrada custava apenas 20 escudos, hoje em dia cinco euros bastam para ver de perto o desfile carnavalesco.

Links relacionados:

Galeria de fotos do Carnaval de Estarreja

Mais sobre o Carnaval em Portugal

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade