Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

14 de Março de 2012, 12:05

Atores procuram jovens para formação teatral gratuita

O ateliê intitulado "Projeto Kurt Cobain" vai decorrer de abril a junho nas instalações do Cine Teatro Avenida, no centro da cidade, em parceria com o município.

Além de uma ligação ao teatro, os dois atores querem promover "o contacto da comunidade escolar com o teatro e com um sítio que é uma referência cultural em Castelo Branco", destacou Nuno Leão, ele próprio natural do concelho e que, com a colega de Famalicão, promete três meses de atividades que, "para além dos jovens, também podem envolver pais e professores".

No final, deverá nascer "um espetáculo em que tudo é construído por alunos, desde o guarda-roupa ao argumento", com os orientadores a lançarem apenas "a ideia de partida".

No caso, a estrela rock Kurt Cobain, o antigo vocalista dos Nirvana, vai servir de inspiração para cada participante "pensar no seu manifesto de vida", para que o grupo alcance depois "um texto final" para levar ao palco.

Nuno Leão trabalha regularmente em projetos que exploram a ligação entre as artes e formação com públicos de várias idades, de que são exemplos o projeto Novos Palcos (Cães à Solta, Alcains), a Aula de Teatro da Universidade Sénior Albicastrense (Castelo Branco) e aulas de educação pela arte que desenvolve em escolas do primeiro ciclo ao secundário.

Ana Gil iniciou em 2011 a colaboração com a companhia Teatromosca, trabalha na criação de espetáculos direcionados para o público juvenil e leciona aulas de Expressão Musical no primeiro ciclo.

@Lusa

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade