Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

03 de Agosto de 2011, 13:16

Parque aquático de Santarém tem piscina de ondas única na região centro

Como diz Paulo Futre, são “charters e charters” de veraneantes que aqui chegam provocando um grande movimento de pessoas e veículos na zona. Segundo dados da empresa que gere este equipamento, em média, passam diariamente pelas bilheteiras das piscinas qualquer coisa como 1.600 utentes, que esgotam por completo a lotação do parque.

Um dos equipamentos mais procurados é o da piscina de ondas que, de hora em hora, permite aos banhistas “apanharem a onda” e de quase poderem imaginar que estão numa praia. A areia, as espreguiçadeiras, os chapéus-de-sol de colmo também não faltam e existe uma zona mais reservada para quem não quiser apanhar sol no meio da “confusão” de outros utentes do espaço.

O complexo tem oferta para todos os escalões etários: um “chapinheiro” para bebés, um novo tanque para crianças entre os 3 e os 10 anos (que foi inaugurado este Verão), a piscina maior para os jovens e adultos, e a piscina de ondas, que não existe em nenhum outro parque aquático da região centro do país. A estes tanques, somam-se cinco escorregas e uma ampla zona verde de relva, ideal para estender a toalha e passar agradáveis momentos ao sol ou à sombra. Recentemente foi inaugurado um campo de futebol e vólei de praia e uma zona de lazer onde se pode praticar ténis de mesa ou outros jogos.

“Como já dizem alguns funcionários meio a brincar, todos os dias são sábado neste complexo aquático”, afirma Luís Arrais, presidente do conselho de administração da Scalabisport. O responsável explica ainda que o segredo do sucesso se deve a “muito trabalho e a uma forte estratégia de promoção que foi feita no último ano e meio junto de escolas, Juntas de Freguesia e outras instituições, de norte a sul do país, tentando levar o nosso nome a todo o lado”.

Os resultados estão à vista: além das famílias e dos utilizadores particulares, chegam autocarros de todo o país. “Temos recebido excursões da Figueira da Foz, Castelo Branco, Setúbal ou Vila Real, entre outras localidades, mas a grande fatia dos visitantes vem da região de Lisboa”, afirma Luís Arrais, que dá como exemplo a Junta de Freguesia de Carnide. “Traz-nos 10 autocarros por semana, em média, até ao final de Agosto”, enumera. E como se diz que a boa publicidade boca-a-boca é a melhor forma de afirmar um produto ou um serviço, esta Junta de Freguesia tem passado a palavra a outras, também da área metropolitana da capital. “Neste momento, devemos ter cerca de 10 freguesias de Lisboa a visitar o complexo com regularidade, seja com grupos de crianças em idade escolar ou de idosos com mais de 70 anos, que adoram vir cá passar o dia”, acrescenta Luís Arrais.

Para atender tanta gente, a empresa resolveu abrir as bilheteiras às 9 horas, apesar do complexo só começar a receber público a partir das 10 horas. “É uma forma de descongestionar as filas e permitir que os visitantes possam entrar sem estar a perder tempo”, explica Luís Arrais.

Como complemento dos equipamentos lúdicos, há ainda a somar uma enorme preocupação com a segurança dos visitantes e com a limpeza do parque, sublinha Luís Arrais. “Há sempre seis vigias em todo o parque, a qualquer hora do dia, nadadores salvadores nas zonas da água, e equipas de limpeza a assegurar que nada está sujo e que está sempre tudo a funcionar na perfeição”, garante Luís Arrais.

Preços
Nos dias úteis, uma entrada diária de adulto custa 6,40 euros. Crianças dos 4 aos 12 anos pagam 3,50 euros e maiores de 65 pagam 2,90 euros. Aos fins-de-semana, o preço de adulto sobe para 7,55 euros, e os de criança e idoso para 4,65 euros.
Os visitantes podem ainda alugar espreguiçadeiras, que custam 2,5 euros de semana e 3,5 euros aos fins-de-semana, e colmos / chapéus-de-sol, que oscilam entre os 2,10 e os 3 euros.

Horários e informações
O complexo aquático municipal de Santarém está aberto todos os dias entre as 10 e as 19h30. Mais informações em www.scalabisport.com.

@Bruno Oliveira

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade