Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

22 de Março de 2009, 14:25

Dia Mundial do Teatro: Várias formas de viver o teatro











Já lá vão48 anos desde que o

Todos os anos, no mesmo dia, inúmeros países juntam-se para comemorar as artes do palco em todas as suas formas. Portugalnão é excepçãoe junta-seà festa com iniciativas marcadas um pouco por todo o país.

Étambém para assinalar este dia que anualmente uma figura de destaque na área do teatro ou das artes é convidada para escrever uma Mensagem Internacional para o Dia Mundial do Teatro, na qualexpõe as suas reflexões sobre o tema. O primeiro a fazê-lo foi Jean Cocteau, homem da cultura que, entre muitas outras coisas, foi dramaturgo e encenador.

Este ano, a mensagem original, posteriormente traduzida para dezenas de línguas, foi escrita em português pelo brasileiro Augusto Boal. Boalé uma das grandes figuras do teatro internacional e fundador do Teatro do Oprimido, uma corrente que hoje tem também presença em Portugal e que pretende trazer para o palco as classes menos favorecidas, transformando a realidade através do diálogo.

Porque o teatro não tem apenas uma forma,não se faz só em cima do palco e porque muitas vidas mudam quando cruzam o seu caminho, o SAPO partiuàdescoberta dos teatros que existem dentro daimensidão do teatro.

Reportagem: Inês Gens Mendes e Vera Moutinho

Artigos relacionados:

Teatro do Oprimido: Levar a realidade aos palcos

Desejos para o Dia Mundial do Teatro

João Brites: A magia do teatro

O que fazer no Dia Mundial do Teatro?

Mensagem Internacional para o Dia Mundial do Teatro 2009

O teatro visto pelo cinema

Crianças: como fazer um teatro de fantoches

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade