Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

26 de Fevereiro de 2009, 12:38

Siza Vieira recebe hoje medalha da Rainha Isabel II



Álvaro Siza Vieira, 75 anos, junta a Medalha de Ouro Real a importantes prémios internacionais da área, com destaque para o Prémio Pritzker (1992), considerado o Nobel da Arquitectura, três prémios Secil (1996, 2000 e 2006) e Prémio Wolf, categoria de Artes (2001).

O prémio é dedicado à família e em especial aos filhos (ver vídeo). Siza Vieira tem dois filhos, Álvaro Leite Siza, também arquitecto, e Joana Marinho Leite Siza, fruto do casamento com Maria Antónia Siza, falecida em 1973.

À Rainha Isabel II ainda não sabe ao certo o que irá dizer: "É uma coisa muito curta, só devo ter tempo para dizer Your Highness. Ma`am, como se diz aqui", diz Siza Vieira.

A obra do arquitecto pode ser encontrada em vários pontos do mundo, como por exemplo no Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Finlândia ou Itália.

Actualmente o arquitecto tem vários projectos parados ou suspensos devido a dificuldades dos promotores.
À Rainha Isabel II ainda não sabe ao certo o que irá dizer: "É uma coisa muito curta, só devo ter tempo para dizer Your Highness. Ma`am, como se diz aqui" Siza Vieira
"Eu tenho vários casos, sobretudo em Espanha, onde tenho trabalhado bastante", referiu o arquitecto portuense.  Para ele a culpa é da fórmula de investimento usada, em que os bancos podem deixar de fornecer financiamento, mesmo a empresas fortes, como era o caso.

Entre 1980 e 1984 Siza Vieira trabalhou no edifício de habitação Bonjour Tristesse, em Berlim, Alemanha.

Em 1988 iniciou o projecto para o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, Espanha, que viria a ser finalizado em 2003.

Ainda em território espanhol, Siza Vieira realizou um estudo urbanístico geral para Expo de Sevilha, que teve lugar em 1992. 2008 viu o arquitecto edificar a nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Brasil e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Lleida, na Catalunha, Espanha.

Entre outros grandes projectos internacionais de Siza Vieira encontram-se a Faculdade de Ciências da Informação, em Santiago de Compostela, Espanha, o Paul Getty Museum, em Santa Mónica, Estados Unidos, e o Museu de Arte Contemporânea de Helsínquia, na Finlândia.

A Medalha de Ouro Real é atribuída desde 1848 e no passado distinguiu arquitectos como Frank Lloyd Wright (1941), Le Corbusier (1953), Frank Gehry (2000) e Oscar Niemeyer (1998). Em 2008, o galardoado foi o britânico Edward Cullinan.

Álvaro Siza Vieira destacou à Agência Lusa no passado mês de Janeiro a "satisfação" por receber um prémio de "muito prestígio" como a Medalha de Ouro Real.

SAPO/LUSA

Artigos Relacionados:

Obras de Siza Vieira destacadas pelo Royal Institute of British Architects

Património: Siza Vieira defende "permanente" manutenção dos centros históricos

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade