05 de Novembro de 2008, 17:31

Batalha de dança em Paris: Red Bull BC One decide hoje campeão do mundo

SAPO Vídeos onde os fãs da modalidade vão poder apreciar as manobars de 16 dos mais prestigiados Breakers do mundo.

Após um começo auspicioso em Biel, na Suíça, em 2004, a Red Bull BC One deslocou-se a Berlim, Alemanha, em 2005, e a São Paulo, Brasil, em 2006. No ano passado o evento teve lugar em Joanesburgo, África do Sul.

O B-Boying, ou Breaking, surgiu nas ruas de Nova Iorque no final da década de 70. No Breaking (conhecido como Break Dance), os jovens encontraram uma forma de expressão artística na qual podiam participar de forma gratuita e, acima de tudo, sem provocar feridos nas disputas entre grupos. Isto porque as lutas corporais, muitas vezes com recurso a armas, foram substituídas por batalhas de dança.

Hoje em dia, o B-Boying encontra-se evoluído como forma de expressão artística, com grandes competições a terem lugar no mundo inteiro.

A França tem desenvolvido um trabalho impressionante na área da dança Hip Hop, e tem apresentado alguns dos melhores talentos a nível mundial. Não há outro país que tenha conquistado tantos títulos nesta disciplina, incluindo os de campeão mundial a nível de B-Boy Crew na Battle of the Year em 1995, 2001, 2003 e 2006, assim como o segundo lugar na mesma competição nos anos de 1997, 2002 e 2004.

Nas suas 4 edições, a Red Bull BC One já teve Lilou, de Lyon, a conquistar o título mundial para a França em 2005, e com Júnior, o terceiro lugar, em 2004.O Hip Hop encontra-se presente por todo o lado em França, e a dança é o desporto nacional mais popular a seguir ao futebol. Muito influenciado pelos grupos de jovens imigrantes.

O «estilo francês» de B-Boying é mundialmente conhecido – é forte, competitivo e com uma dose de humor. O público francês tem-se mostrado muito interessado na dança Hip Hop e no B-Boying. Mais de dez mil espectadores assistiram em Março à competição de dança Juste Debout, no Palais Omnisports de Paris-Bercy. A edição francesa do evento Battle of the Year, tem atraído sete mil pessoas a Montpellier todos os anos.

O vencedor da última edição da Red Bull BC One, o B-Boy Ronnie, de Las Vegas, EUA, acabou de ganhar o título de «America´s Best Dance Crew» na série da MTV com o mesmo nome, com a sua «Super Cr3w». Ronnie é o único B-Boy que tem competido em todas as edições da Red Bull BC One.

« Red Bull BC One tem feito história todos os anos, e este ano, em França, será melhor do que nunca. Sinto-me honrado por fazer parte dela! Paris, aqui vou eu», refere Ronnie em comunicado.

As B-Boy battles têm origem em combates mano-a-mano. No entanto, nos últimos 15 anos estes foram relegados para segundo plano, face à crescente popularidade de competições entre Crews nos grandes eventos. O objectivo da Red Bull, refere a organização em comunciado, «foi o de regressar às raízes e mostrar o B-Boying na sua forma mais poderosa e espectacular».

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade