Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

10 de Outubro de 2010, 09:00

Hoje é 10-10-10

Também noutras localizações do globo, da Austrália aos Estados Unidos, regista-se hoje um número atípico de casamentos em função da data. Porquê? Porque noivos e noivas, com especial destaque para os de origem oriental, acreditam que esta é uma data que traz sorte. O mesmo fenómeno acontecera previamente com o 8 de Agosto de 2008 e, com mais intensidade ainda, a 7 de Julho de 2007.

O significado atribuído aos números e, por inerência, também às datas varia consoante as culturas e as religiões. A numerologia explica a importância do número dez pela interpretação dos seus dois elementos. O número 1, entendido como o primeiro dos números, o início, o absoluto. Em algumas interpretações está também associado à energia criativa, à originalidade e ao poder. O zero só é incorporado no sistema numérico europeu durante a Idade Média, com a aceitação dos algarismos arábicos. Para a época foi um passo importante pela dificuldade que existia em imaginar a quantificação do nada. Misticamente, o zero é também referido como o poder divino, mas é sobretudo interpretado pela sua forma - um círculo, símbolo de perfeição.

Desde a Antiguidade que existe um fascínio dos povos pelos números. Para a cultura ocidental foi especialmente importante o legado da escola de pensamento grega fundada por Pitágoras no século VI antes de Cristo. Os pitagóricos dedicaram-se ao estudo da filosofia e da matemática e dedicaram especial atenção às propriedades dos números que entendiam como fundamentais para explicar um cosmos regido por relações matemáticas. O 10, chamado pelos pitagóricos de tetrakys (tétrada em português),era o mais importante dos números figurados (números que podem ser representados por uma construção geométrica de pontos equidistantes). Tratava-se de um número místico uma vez que contemplava os quatro elementos, fogo, água, ar e terra: 10=1+2+3+4, ou seja, uma representação do todo.

O 10 é hoje também um número que dizemos "redondo" para sintetizar informação. Neste dia 10-10-10, o Sapo preparou, por isso, um resumo de 10 factos, 10 nomes, 10 originalidades que marcaram, até aqui, o ano de 2010.

 

Agenda a 10.10.10

- Luta contra as alterações climáticas de bicicleta, organizada pela Quercus, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa

- Trata a Vida Por Tu Gal, com Daniel Sá Nogueira, no Pavilhão Atlântico

 - 10:10 - reduzir em 10% as suas emissões de CO2 num ano

@ SAPO Notícias

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade