Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

06 de Julho de 2010, 16:07

Em Fátima há devoção... às vespas

Vespa World Days - uma aldeia da vespa erguida no estádio municipal de Fátima - chegam vespistas de todo o mundo.

Há vespas por todo o lado. Estacionadas à beira de esplanadas, a abastecer num posto de combustível local, a "rolar" pelas estradas locais do concelho de Ourém.

Os vespistas invandiram Fátima para participar em quatro dias de "Vespa World Ways", um evento organizado pelo Vespa Clube de Fátima com o World Club Vespa.

Há dois anos viajaram até Sicília, em Itália, para apresentar a candidatura à organização da 44ª edição do "Vespa World Days". Prometeram boas temperaturas, mostrar as belezas da região e quatro dias de homenagem à vespa.Ganharam e já há o convite para voltarem a acolher o evento daqui a uns anos.

Desenganem-se por isso aqueles que esperam ver muito álcool, miss t-shirt molhada e música da pesada. Neste festival há ranchos folclóricos, passeios em família e até uma missa para abençoar os vespistas.

Uma concentração de vespistas, e não de motards, fazem questão de dizer os aficcionados, que ao mesmo tempo asseguram que não vai faltar adrenalina. Sexta-feira há corridas no kartódromo e para Sábado estão programados dois espectáculos acrobáticos aéreos.

A organização recebeu mais de 2000 mil inscrições de vespistas de mais de 40 países (a maioria de Espanha e Itália), mas esperam receber ao longo de quatro dias mais de 7000 pessoas. O"bilhete" de quatro dias para este festival em torno da mítica vespa custa 65 euros.

Há ainda uma exposição com vespas "raras", modelos de coleccionador que raramente são vistas. Será ainda inaugurada a escultura de uma Vespa encomendada a um escultor da região. Um dos momentos altos será o lançamento do disco dos "Vespinga banda", membros do Vespa Clube de Fátima que passaram para a música o espírito de ser vespista.

O Estádio Municipal de Fátima acolhe a "aldeia da vespa", em Gieteira, freguesia de Fátima. No local serão realizadas várias iniciativas, como jogos tradicionais, actividades relacionadas com o universo Vespa, oficinas de manutenção/reparação, passeios e animação.

@Vera Moutinho

+ De 1950 a 2010 - Vespas em exposição

+ “Vespinga Banda” — um hino à vespa

+ Uma vespa em madeira chamada Daniela

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade