Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

03 de Maio de 2010, 15:43

AbztraQt Sir Q: A pop que veio de outro mundo

Um dos nomes da Meifumado Fonogramas, editora com o qual partilha a postura orgulhosamente desalinhada, o quarteto lisboeta continua a propor um caldeirão sonoro anárquico e imprevisível em dez novos temas onde a estrutura linear volta a ser contornada.

Andy Newman, o baterista pedante; Egon Crippa, o baixista esquivo; Mundina Moruniq, a vocalista exibicionista; e Peter Shuy, o guitarrista neurótico - os adjectivos são atribuídos pelos próprios -; propõem assim uma viagem nem sempre fácil mas habitualmente desafiante, onde cada canção parece albergar dois ou três esboços de outras.

Mas embora pareçam viver num mundo à parte, os AbztraQt Sir Q sugerem pontes com outros universos. O dos Sonic Youth, por exemplo, sobretudo pela tensão das guitarras, ou o dos Deerhoof, para os quais remete a voz irrequieta de Mundina Moruniq.

Ou ainda referências nacionais como os Mler Ife Dada ou Pop Dell'Arte (João Peste participou num tema do álbum anterior), com os quais o grupo partilha o gosto pelo diluir de fronteiras e promiscuidade de estilos (um tema como "Pin&PuQ" soa a uma bizarra ópera com condimentos orientais enquanto que a canção seguinte, "Bone You Feel", aproxima-se de um indie rock melódico e minimalista, e todo o disco vive destas alternâncias e colisões).

Apesar deste caos aparente, audições mais atentas acabam por confirmar que "Extimolotion" contém também alguma sensibilidade pop, o que o torna num disco ainda assim mais acessível do que o seu antecessor. E mesmo que não seja a suficiente para justificar a adesão a todas as canções, é difícil não ficar, pelo menos, com alguma admiração por uma banda sem medo de correr riscos.

"Extimolotion" chega hoje às lojas e pode ser ouvido na íntegra no MySpace dos AbztraQt Sir Q.

@Gonçalo Sá

AbztraQt Sir Q - "Que Bien Ganado"

Actuações agendadas:

Arte à Parte, Coimbra - 6 Maio, 22h
Teatro Virgínia, Torres Novas - 7 Maio, 22h30
Fnac Cascais Shopping - 9 Maio, 17h
Musicbox, Lisboa - 14 Maio + GNU + DJ Crew Meifumado
Fnac Chiado, Lisboa - 16 Maio, 17h
Central Pub, Bragança - 22 Maio, 22h
Fnac Braga - 3 Junho, 22h
Fnac MarShopping, Matosinhos - 4 Junho, 22h
CC Vila Flor, Guimarães - 5 Junho, 23h30
Fnac Sta. Catarina - 6 Junho, 17h
Fnac Norte Shopping - 10 Junho, 17h
Fnac Guimarães Shopping - 10 Junho, 22h
Fnac Alfragide - 26 Junho, 21h30

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Comentários

Critério de publicação de comentários

publicidade

publicidade

publicidade