Página gerada às 13:46h, sexta-feira 15 de março

Magazine

O mundo para além das notícias, todas as quartas-feira

Nota da redacção SAPO: a secção Magazine foi descontinuada

Bento XVI: peregrinação aos locais por onde passou Cristo

É uma visita de reconciliação: o papa Bento XVI está de visita ao Médio Oriente, no que a igreja descreve como uma "peregrinação de paz". Este percurso liga locais, hoje em diferentes países (Jordânia, Israel, territórios ocupados), que fazem parte da Terra Santa dos cristãos. A visita é tanto mais simbólica quanto esta zona é, também, o centro das religiões muçulmana e judaica.

Veja aqui imagens actuais e antigas dos locais da Terra Santa que fazem parte desta visita.

O papa esteve já em Monte Nebo (o local de onde Moisés terá avistado a terra prometida) e Wadi Kharrar (nas margens do Jordão, um dos locais apontados para o possível baptismo de Cristo); a partir desta segunda-feira, está em Israel, visitando Tel Aviv, Jerusalém e Belém, cidade que faz parte actualmente dos territórios ocupados palestinianos.

Judeus e muçulmanos esperam muito desta visita; nomeadamente, que o papa peça desculpas públicas por comentários considerados ofensivos. Em 2006, Bento XVI enfureceu os muçulmanos num discurso em que associava o profeta Maomé à violência. Veio depois lamentar que esta declaração tenha sido entendida fora de contexto. Mais recentemente, o papa (de nacionalidade alemã, recorde-se, e com uma passagem pela juventude hitleriana) readmitiu na igreja um bispo que negou o Holocausto. Mas é sobretudo aos cristãos do Médio Oriente, cujo número tem vindo a diminuir, que se dirige o apelo de Bento XVI, para que se mantenham firmes na sua fé.

Imagem:
Um homem palestiniano afixa um poster do papa Bento XVI na janela da igreja da Natividade, em Belém. EPA/ABED AL HASHLAMOUN

Saber mais:
Galeria de imagens: papa Bento XVI de visita à Terra Santa - 8 a 11 de Maio de 2009
Lista de lugares bíblicos (SAPO Saber)
Perfil e vida do Papa Bento XVI (SAPO Saber)

11 de maio de 2009


Comentários

Critério de publicação de comentários