Página gerada às 13:46h, sexta-feira 15 de março

Magazine

O mundo para além das notícias, todas as quartas-feira

Nota da redacção SAPO: a secção Magazine foi descontinuada

Michael Jackson: objectos pessoais do rei vão a leilão

Mais de 2000 objectos pessoais de Michael Jackson provenientes do rancho e parque temático de Neverland vão ser leiloados entre 22 e 25 de Abril, numa maratona de oito sessões. A coroa e o ceptro do rei da pop, a famosa luva branca, as meias brancas com brilhantes e uma miscelânea de outros objectos podem agora ser comprados - incluindo um carrinho de gelados, um modelo em tamanho real de Dart Vader feito com peças de Lego, os grandiosos portões da quinta, em ferro forjado e trabalhado, estátuas de jardim, lareiras em mármore e vários casacos de design militar usados em tournées e videoclips.

Veja aqui alguns dos objectos que vão a leilão.

É toda a variedade excêntrica do mundo de Jackson, que ao longo dos anos foi um coleccionador ávido: antiguidades, objectos ligados à cultura popular e ao mundo do espectáculo, réplicas de super-heróis e de personagens da Disney, pintura, mobiliário antigo, artes decorativas...

Jackson deixou o rancho de Neverland (nome inglês da «Terra do Nunca» de Peter Pan, o lugar onde as crianças nunca crescem) em 2005, depois de terminado o processo em que foi julgado por abuso sexual de menores. O cantor foi absolvido de todos os crimes, mas considerou que as investigações policiais que tinham decorrido no rancho faziam com que já não se sentisse nele em casa. Em 2007, o cantor esteve em risco de perder Neverland por dívidas, mas fez um acordo com uma empresa de investimentos que o manteve como co-proprietário. No entanto, este acordo obrigava-o a retirar todos os seus bens do rancho.

Os responsáveis da leiloeira Julien's não dão detalhes quanto ao que motivou o leilão, que reverte em parte para uma instituição de caridade. Jackson teria acordado que tudo o que não fosse retirado do rancho dentro de um determinado prazo poderia ser vendido. A equipa da Julien's precisou de três meses para trazer e catalogar todos os objectos. Depois disso, Jackson tentou impedir o leilão, alegando que este inclui objectos pessoais que o acordo não previa. Mas, a não ser que o tribunal lhe dê razão nos próximos dias, a venda irá mesmo para a frente.

Os 1290 lotes enchem um catálogo de cinco volumes, com 900 páginas, que pode também ser consultado online. A Julien's diz que investiu dois milhões de dólares no leilão e espera conseguir vender 15 a 20 milhões. Uma das peças icónicas do cantor - a luva branca incrustada de cristais Swarovski, dos anos 80 - pode chegar aos 15 mil dólares.

Actualização: Leilão de objectos de Michael Jackson cancelado (TV Net)

Imagem:
EPA/PAUL BUCK

Saber mais
Leilão no site da Julien's Auctions
Site oficial de Michael Jackson
Vista aérea parcial do rancho de Neverland

15 de abril de 2009


Comentários

Critério de publicação de comentários