Página gerada às 13:36h, sexta-feira 15 de março

Magazine

O mundo para além das notícias, todas as quartas-feira

Nota da redacção SAPO: a secção Magazine foi descontinuada

A mulher do chapéu tutti-frutti

Carmen Miranda, a primeira "bomba brasileira" a conquistar os Estados Unidos, nasceu há 100 anos, a 9 de Fevereiro. Em 1939, quando desembarcou em Nova Iorque, a II Guerra Mundial estava prestes a começar, e tudo nela parecia feito para animar os espíritos: a roupa e os adereços exóticos - sobretudo os chapéus escultóricos, inspirados nos tabuleiros de fruta e flores das mulheres baianas -, a alegria e vitalidade contagiantes, a expressividade dos olhos e do sorriso. Carmen foi um sucesso, e quando terminou a guerra era a artista mais bem paga de Hollywood. Participou em 14 filmes e actuou nos mais importantes programas de rádio, espectáculos musicais, televisão, casas nocturnas e casinos norte-americanos. Era o triunfo do "South American Way".

No entanto, o sucesso crescente nos Estados Unidos não teve eco no Brasil, onde Carmen se tinha tornado célebre como cantora e actriz nos anos 30. Pelo contrário: quando regressou ao seu país, o público reagiu friamente, considerando-a demasiado americana para ser brasileira, ou mesmo demasiado portuguesa (Carmen, filha de portugueses emigrados no Brasil, nasceu em Marco de Canaveses, que deixou quando ainda não tinha um ano).

Ainda assim, em Agosto de 1955 cerca de um milhão de pessoas compareceram ao seu funeral, no Rio de Janeiro. Aos 47 anos, depois de vários problemas de saúde física e emocional agravados pela dependência de barbitúricos, Carmen tinha sofrido um ataque cardíaco fulminante depois de uma festa. As suas roupas foram doadas para a criação de um Museu Carmen Miranda, no Brasil, inaugurado em 1976.

Ouça aqui Carmen Miranda e Mário Reis no tema Alô, Alô, de 1933:

Ficheiro de som:
Domínio Público, via WikiCommons.

Saber mais:
Vida e carreira
Filmografia completa
Algumas peças do Museu Carmen Miranda
Vídeo: Carmen Miranda canta Tico Tico no Fubá
Vídeo: Aguarela do Brasil, do filme The Gang's All here
The Lady in the Tutti-Frutti Hat, de The Gang's All Here
Homenagem de Woody Allen a Carmen Miranda, no filme Radio Days
Vídeo: Carmen e a irmã, Aurora, cantam o tema Cantoras do Rádio (1936)

09 de fevereiro de 2009


Comentários

Critério de publicação de comentários