Bebé filipina simboliza o cidadão número 7 mil milhões

A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, deu simbolicamente "à luz" o ser humano número sete mil milhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.


Em 1999, o planeta atingiu a população de seis mil milhões. Na altura, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca atingida.

Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países colocaram-se em posição para reivindicar a efeméride.


Danica May Camacho, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no Hospital José Fabella Memorial, um centro público da capital filipina, veio ao mundo com 2,5 quilos. Os pais, Florante Camacho e Camille Dalura, tiveram direito a felicitações especiais por parte de representantes das Nações Unidas.

"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete mil milhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, cercada pela imprensa de todo o mundo.


Ser o bebé 7 mil milhões tem as suas vantagens: Danica vai receber uma bolsa de estudos e os pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.


"O mundo e seus sete mil milhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.

 @SAPO/AFP


Destaques

Bebé 7 mil milhões nasceu nas Filipinas

A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, deu simbolicamente "à luz" o ser humano número sete mil milhões.


China: Uma família, um filho

Na China, o país mais populoso do mundo atualmente, o controlo da população faz-se através da política do "filho único".


Rostos do Mundo

Somos muitos e diferentes. Uma viagem ao Mundo nas linha dos rostos de cada um.


A pegada do Homem na Terra

As consequências da ação humana no Planeta são muitas e visíveis.