Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

Insólitos 2011

  • Paulo FutreO regresso triunfal de Paulo Futre

    Bastou uma conferência de imprensa na campanha para as eleições do Sporting e expressões como "concentradíssimo" e "vai vir charters" para redescobrirmos "El portugués" - e, com ele, um tal jogador chinês que acabou por não vir.

  • Martelo e juizO copianço dos futuros magistrados

    Alunos do Centro de Estudos Judiciários, futuros juízes e procuradores, foram apanhados a copiar num teste. O castigo? Nota mínima, 10 valores, para os cábulas. Mas os testes não foram anulados.

  • José Guedes, suspeito de ser o estripador de LisboaEstripador denunciado pelo filho

    A história tem tanto de macabro como de insólito: um candidato ao programa "Casa dos Segredos" apresenta como trunfo o facto de saber quem é o "Estripador de Lisboa", denunciando o próprio pai como pretenso autor dos crimes.

  • Hélio: sai da frente, guedesHélio: sai da frente, Guedes!

    Bastaram 49 segundos e a frase "O medo é uma cena que não me assiste" para transformar Hélio Imaginário numa estrela. Os ingredientes são bem simples: um skate, um jovem audaz e inconsciente qb, bastante velocidade e uma queda aparatosa.

  • Herbert ChávezFilipino acumula plásticas para ficar igual ao Super-Homem

    Herbert Chávez tem 35 anos e tem como sonho ser igual ao ator Christopher reeves, que encarnou o Super-Homem no cinema. Quanto aos superpoderes do seu ídolo, no entanto, não há nada a fazer.

  • Homem com seis dedos em cada mão e em cada péCubano torna-se famoso por ter 12 dedos nas mãos e 12 dedos nos pés

    Yoandrí Garrido, apanhador de cocos, é conhecido, na sua terra, como o "Vinte e Quatro": doze dedos nas mãos, e doze nos pés. E todos perfeitos. Vê esta sua diferença como um privilégio.

  • Lyle Bensley, um vampiro com 500 anos"Vampiro com 500 anos" capturado nos Estados Unidos

    Lyle Bensley garante ser um velho vampiro com 500 anos. Foi preso nos EUA em Agosto, após ter entrado na casa de uma mulher que desconhecia para lhe morder o pescoço. Segundo os médicos, não se encontrava sob efeito de drogas.

  • A cadela mais feia do mundoO cão mais feio do mundo

    A cadela Yoda ganhou um concurso inédito nos EUA. A dona diz que quando a encontrou pensou que se tratava de um rato. A distinção valeu-lhe um prémio de 1000 euros.

  • Alce bêbadoSueco descobre alce bêbado em topo de árvore do vizinho

    Per Johansson, de 45 anos, deu o alerta: no jardim do seu vizinho, um alce fêmea esperneava, preso nos ramos de uma macieira, aparentemente embriagado por comer maçãs fermentadas.

  • Boeing 767 - aterragem de emergência na PolóniaAterragem de emergência na Polónia

    A história acabou bem, mas o susto foi grande: um Boeing 767 com 230 pessoas a bordo fez-se à pista sem trem de aterragem. O aparelho teve de sobrevoar o aeroporto de Varsóvia para dar tempo a que uma pista especial fosse preparada.

2011: um milhão de notícias para medir o pulso do ano

Este ano, o SAPO faz não só uma seleção dos acontecimentos e imagens que marcaram 2011, mas também uma análise da atenção que os media portugueses deram a esses acontecimentos. O resultado dessa análise é a cronologia que apresentamos nesta página: "2011 nas notícias".

A cronologia "2011 nas notícias" apresenta os acontecimentos que marcaram o ano com base na projeção que lhes foi dada pelos media. Esta projeção é medida pelo número de notícias dedicadas a cada acontecimento. Quanto maior o número de notícias, mais elevada a posição de cada acontecimento no painel de navegação. A escala de cores (amarelo, laranja e vermelho) reforça a leitura das posições relativas de cada tema.

Mas esta análise vai mais longe: agrupando alguns acontecimentos pontuais nos temas alargados de que estes fazem parte (por exemplo, a Primavera Árabe ou a Europa em Crise), é possível ver de que forma, ao longo de todo o ano, estes temas estiveram mais ou menos presentes nas notícias.

Foram analisadas cerca de 1 milhão de notícias provenientes de 62 sites noticiosos online, publicadas ao longo do ano de 2011. A identificação dos acontecimentos relevantes nas notícias foi feita automaticamente e de duas formas distintas: (i) com base em palavras-chave indicadoras de um acontecimento importante e (ii) com base na identificação das personalidades públicas que são mencionadas nas notícias. Esta análise, coordenada pelo investigador Jorge Teixeira, resulta da colaboração entre o SAPO Labs, a Universidade do Porto e o SAPO Notícias.

Ano em Revista nos Blogs do SAPO

Mas não são só pelas notícias passa a nossa visão dos acontecimentos: em 2011, os utilizadores dos Blogs do SAPO publicaram mais de 100 milhões de palavras. Partimos à descoberta dessas palavras, das personalidades e assuntos que tanto deram que escrever. Veja também o especial 2011 em Revista nos Blogs.

publicidade