Isto é uma página de arquivo

Todas as notícias do dia estão agora disponíveis na página principal do portal SAPO

Imagens 2011

Verão vermelho

Verão vermelho

Quando se esgotam os meios em terra, depositam-se as esperanças numa ajuda caída do céu (Paulo Cunha).

2011: um milhão de notícias para medir o pulso do ano

Este ano, o SAPO faz não só uma seleção dos acontecimentos e imagens que marcaram 2011, mas também uma análise da atenção que os media portugueses deram a esses acontecimentos. O resultado dessa análise é a cronologia que apresentamos nesta página: "2011 nas notícias".

A cronologia "2011 nas notícias" apresenta os acontecimentos que marcaram o ano com base na projeção que lhes foi dada pelos media. Esta projeção é medida pelo número de notícias dedicadas a cada acontecimento. Quanto maior o número de notícias, mais elevada a posição de cada acontecimento no painel de navegação. A escala de cores (amarelo, laranja e vermelho) reforça a leitura das posições relativas de cada tema.

Mas esta análise vai mais longe: agrupando alguns acontecimentos pontuais nos temas alargados de que estes fazem parte (por exemplo, a Primavera Árabe ou a Europa em Crise), é possível ver de que forma, ao longo de todo o ano, estes temas estiveram mais ou menos presentes nas notícias.

Foram analisadas cerca de 1 milhão de notícias provenientes de 62 sites noticiosos online, publicadas ao longo do ano de 2011. A identificação dos acontecimentos relevantes nas notícias foi feita automaticamente e de duas formas distintas: (i) com base em palavras-chave indicadoras de um acontecimento importante e (ii) com base na identificação das personalidades públicas que são mencionadas nas notícias. Esta análise, coordenada pelo investigador Jorge Teixeira, resulta da colaboração entre o SAPO Labs, a Universidade do Porto e o SAPO Notícias.

Ano em Revista nos Blogs do SAPO

Mas não são só pelas notícias passa a nossa visão dos acontecimentos: em 2011, os utilizadores dos Blogs do SAPO publicaram mais de 100 milhões de palavras. Partimos à descoberta dessas palavras, das personalidades e assuntos que tanto deram que escrever. Veja também o especial 2011 em Revista nos Blogs.

publicidade