11 setembro: PR de Cabo Verde enviou mensagem a Barack Obama

Cidade da Praia, 12 set (Lusa) -- O recém-empossado presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, enviou no domingo uma "mensagem de solidariedade e amizade" ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, por ocasião do 10.º aniversário dos atentados terroristas contra os Estados Unidos.

Na mensagem, a que a Lusa teve hoje acesso, Fonseca, empossado na sexta-feira, considera que os "trágicos acontecimentos" de 11 de setembro de 2001 constituíram um "ato inqualificável".

"O ataque de há dez anos, que pretendeu ser um duro golpe nas aspirações da paz, liberdade e justiça, transformou-se num importante elo entre os que pugnam pela liberdade, estabilidade e segurança", sublinhou Fonseca na mensagem a Obama, a quem manifestou "total disponibilidade" para promover esses valores.

"Reafirmo a nossa total disponibilidade no sentido do aprofundamento e diversificação das tradicionais relações que unem os nossos dois países e Estados e renovo a nossa solidariedade neste dia que nos marca a todos de forma tão profunda", concluiu o presidente cabo-verdiano.

JSD.

Lusa/Fim